A Atlantica Hospitality International acredita em um futuro melhor para todos. Para isso, é necessário que as ações falem mais alto que as palavras. O Aja por um Mundo Melhor é reflexo disso, pois traduz nosso comprometimento em valorizar e cuidar das pessoas e do planeta.

Aja vem de agir:
+ Agir constantemente
+ Agir positivamente
+ Agir mais

Nosso movimento está sempre evoluindo, pois é um processo. É coletivo. Cada um é uma peça do todo, e o todo é feito pelas atitudes de cada um. Portanto, cada gesto conta e faz muita diferença. Ou seja, depende da sua ação, seja você do nosso time, hóspede, investidor ou parceiro.

Assista ao vídeo manifesto e conheça nossos compromissos da agenda ESG

Lixo, energia e água

Estimulamos o consumo consciente, minimizamos o impacto negativo no meio ambiente e preservamos os recursos naturais do planeta. Usar menos, reaproveitar mais.

Conheça as ambições de cada um dos nossos projetos

Energia CO²nsciente

Usar só energia renovável e limpa, sem qualquer emissão de carbono.


Metas 2025

  • 50% dos hotéis atingindo a meta mínima de redução do consumo de energia elétrica (kWh / RNE).
  • 100% dos hotéis administrados com plano de redução de emissões de carbono.

Água na Medida

Usar a água com a consciência de que é uma riqueza finita.


Metas 2025

  • 50% dos hotéis atingindo a meta mínima de redução do consumo de água (litros / RNE).

#Desplastifique

Eliminar todo e qualquer consumo de itens plásticos de uso único e substituí-los por itens recicláveis e/ou reutilizáveis.


Metas 2025

  • 85% dos hotéis administrados utilizando água de garrafa de vidro, lata e cartonado.

Lixo Útil

Dar um destino produtivo a todo e qualquer resíduo gerado no hotel, passando, no mínimo, por ações sanitárias.


Metas 2025

  • 85% dos hotéis administrados adotando metodologia de separação de resíduos e mensuração da geração no local.
  • 75% dos hotéis elegíveis implementando a solução de redução de desperdício de alimentos “Food to Save”.

Desenvolvimento de pessoas, diversidade e causa social

Promovemos um ambiente com igualdade e diversidade. Incentivamos o desenvolvimento pessoal e promovemos conhecimento para que nossos talentos possam prosperar.

Além disso, combatemos a violência e exploração sexual de menores nos nossos hotéis.

Great Place to Work
Há sete anos consecutivos, somos escolhidos como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Conheça as ambições de cada um dos nossos projetos

Vamos Tod@s

Promover a diversidade, a inclusão e a equidade, refletindo a sociedade em que estamos inseridos.


  • Contar com uma demografia interna (por hotel) mais diversa e inclusiva do que a sociedade.

A(s)cenda

Sermos um agente de mobilidade social e profissional, onde todos se desenvolvem e prosperam.


  • Garantir que 85% do público interno - corporativo, liderança e operação - conclua a trilha de formação para a sua função seja de aspecto cultural ou técnico.
  • 17% de colaboradores promovidos.

Declaração Primeiro Semestre 2024

Declaração Segundo Semestre 2024

Declaração Primeiro Semestre 2025

Infância Livre

Combater a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes nos nossos hotéis, mobilizando as pessoas e propagando a causa por meio de nossos canais.


  • 85% dos colaboradores treinados no tema e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes.
  • R$ 250 mil de arrecadação anual.
  • 90% de favorabilidade na afirmativa GPTW.

Desde 2005, atuamos em parceria com a Childhood Brasil pela proteção da infância e adolescência na luta contra o abuso e a exploração sexual.

As campanhas realizadas já impactaram mais de 35 milhões de hóspedes e resultaram em R$ 5 milhões em arrecadações.

As ações já foram reconhecidas pelo The Code, Prêmio Neide Castanha e apresentadas para a ONU — em 2008, 2012 e 2016, respectivamente. Em 2024, nossa arrecadação para doação ao projeto foi de R$ 170 mil.

Até hoje

  • R$ 35 milhões de hóspedes impactados.

Até hoje

  • R$ 5 milhões em arrecadações.

2008

  • Reconhecimento The Code

2012

  • Prêmio Neide Castanha

2016

  • Apresentação do case de sucesso para a ONU

2024

  • Arrecadação de R$ 170 mil em doações para
    Childhood Brasil

Orientação sexual:

14% da população Atlantica se identifica como LGBTQIAPN+

Raça e etnia:

Geral: 57% dos nossos talentos se autodeclaram pretos e pardos, refletindo exatamente a diversidade da população brasileira.

Gênero:

61% do nosso quadro de colaboradores é formado por mulheres

59% da nossa liderança é feminina

Transparência e informações acessíveis sempre

Prezamos pela transparência e pela confiança com todos aqueles com quem nos relacionamos, seguindo as melhores práticas de governança corporativa.

Conheça as ambições de cada um dos nossos projetos

Gestão transparente

Ser transparente no relacionamento com acionistas, investidores, colaboradores, hóspedes e parceiros, garantindo compliance ao adotar as melhores práticas.


  • Lançamento do Programa de Integridade.
  • Revisão dos contratos de fornecedores, parceiros e hotéis refletindo nosso Código de Ética.

Excelência Financeira

Gerar prestação de contas precisa, tempestiva e acessível aos nossos investidores para proporcionar a melhor tomada de decisão.


  • Lançamento do App Investidor Atlantica.

Gestão de Valor

Gerenciar os ativos dos nossos investidores com excelência estratégica e operacional, de forma a reduzir e mitigar riscos.


  • Implantação de plano de mitigação de riscos em 100% dos hotéis.
  • 80% dos hotéis com nota acima de 90 na Auditoria Financeira de Controles Internos.