A administradora fechou 2022 com alta de 52% na receita em relação a 2019 e fecha o Q1 de 2023 com crescimento de 46% comparado ao mesmo período do ano passado, projetando um fechamento anual acima de R$ 2.2 bilhões.
A Atlantica Hospitality International, administradora de hospitalidade com mais de 170 empreendimentos e 28 mil quartos em todo o país, fechou o ano de 2022 com números em patamares extremamente positivos, alcançando R$ 1,75 bilhão em receita, valor 52% maior do que em 2019 e 93% acima de 2021. Os fatores que mais influenciaram o crescimento em relação a 2019, que é a melhor base de comparação sendo o último ano antes da pandemia, foram primeiramente o incremento de 27% no número de UHs/quartos e a ADR que cresceu 27%, quatro pontos acima da inflação acumulada no período. Com esse patamar de receitas, a margem de GOP atingiu o nível de 34-35%.
Somente em 2022, a Atlantica concluiu a integração de 24 hotéis da Transamerica, além de outras 12 aberturas de novos hotéis, incluindo a primeira operação do Park Plaza by Radisson no Brasil.
Além das aberturas e conversões, o ano foi marcado por uma intensa atividade de fortalecimento do pipeline de futuras aberturas. Foram adicionadas 53 novas unidades, com cerca de 9.5 mil quartos no total, a serem abertas nos próximos três anos, incluindo dois contratos da marca Motto by Hilton, que serão os primeiros da América do Sul. Duas novas verticais contribuíram para o crescimento desse pipeline – Multipropriedade e Residenciais com Serviços no modelo de aluguel flexível. Foram assinados três contratos de Multipropriedade, marcando a entrada da Atlantica neste segmento, que é visto como vetor fundamental de crescimento do turismo de lazer. Já no segmento de Residenciais com Serviços, a Atlantica assinou 40 contratos com cerca de 7.5 mil quartos/studios potenciais, consolidando sua posição de liderança.
Além da expansão volumétrica e da forte recuperação de preços, o ano foi caracterizado por importantes iniciativas de ganho de eficácia comercial. Visando uma atuação mais customizada para atender às demandas dos hóspedes, a administradora passou a investir cada vez mais em seu canal direto, responsável por 23% de todas as suas vendas em 2022. Essas vendas foram impulsionadas, principalmente, pelo e-commerce, Reserve Atlantica, que teve um crescimento de receita de 282% comparado a 2019. Também buscando maior proximidade com seus hóspedes recorrentes e garantindo uma melhor experiência de compra, a Atlantica lançou em 2022 o seu programa de fidelidade, o Let’s Atlantica, que já conta com mais de 550 mil membros. São quatro categorias disponíveis – Member, Silver, Gold e Platinum – definidas a partir da pontuação acumulada. Quanto mais o cliente se hospeda com a Atlantica por meio do canal direto, mais benefícios são ofertados, chegando até a diárias gratuitas.
As pautas envolvendo ações ESG também são importantes na agenda da Atlantica, motivo pelo qual a administradora envelopou todos os projetos de responsabilidade social e ambiental em seu Programa AJA, que conta com metas e métricas bem definidas. A exemplo, 70% dos empreendimentos administrados pela Atlantica substituíram seus amenities de plástico por dispensers recicláveis, reduzindo em 12 vezes o volume de plástico utilizado. Além disso, 25% dos hotéis já utilizam fontes renováveis de energia e são diversas as iniciativas em curso que visam a redução do consumo de água, a gestão de resíduos e a reciclagem. No âmbito social, há 15 anos a Atlantica atua no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em parceria com a Childhood Brasil, promovendo a arrecadação de fundos, assim como campanhas de incentivo à denúncia, treinamentos e capacitações. Iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão também são prioridade para o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores.
“O ano de 2022 não foi memorável apenas pelos resultados obtidos, mas também por encerrarmos de forma muito positiva um ciclo de cinco anos, com números precisamente alinhados com o planejado. Mesmo com uma pandemia dentro desse período, conseguimos dobrar a quantidade de empreendimentos e quartos em operação, triplicar a receita dos hotéis e atingir uma alta margem de GOP, amplificando a nossa expectativa para o futuro.”, comenta Eduardo Giestas, CEO da Atlantica.
2023 – Expectativa otimista de crescimento
O desafio para 2023 é crescer 30% em receita, ultrapassando R$ 2,2 bilhões, e se aproximar do patamar de 40% de margem GOP. Essa receita deverá ser impulsionada por um potencial aumento de 8% no número de quartos, a partir das 26 novas aberturas já programadas, sendo 13 hotéis e 13 residenciais no formato de aluguel flexível, fechando o ano com cerca de 200 empreendimentos no portfólio. Outros vetores desse crescimento serão o RevPAR (receita por apartamento disponível), que deve aumentar 23% em relação a 22, e a ADR (diária média) com potencial crescimento de 15%.
As projeções para o Let’s Atlantica também são otimistas, devendo alcançar aproximadamente um milhão de membros ainda neste ano. Clientes já podem resgatar os pontos e trocar por produtos na loja virtual ou benefícios dentro dos empreendimentos, como welcome drink, early check-in, late checkout e upgrade de categoria de quarto.
Na vertical de hotéis, Transamerica passará por um processo de “rebranding” com identidade visual e conceito de produtos revisitados. Em breve, a nova marca será lançada ao mercado.
Projetos envolvendo eficiência operacional também estão em evolução na Atlantica, como é o caso do novo marketplace para hotéis, o Provera. Trata-se de uma plataforma estruturada que possibilitará ganho de escala nas cotações de compras ao oferecer mais de 10 mil itens pré-negociados em um único local.
1° trimestre de 2023 – Largada acelerada
O fechamento do primeiro trimestre confirma e supera as ambiciosas expectativas para 2023. A receita do primeiro trimestre deste ano fechou 46% acima do mesmo período de 2022, mantendo a aceleração de crescimento observada no segundo semestre do ano passado. Fechando os primeiros três meses do ano com sete aberturas, sendo quatro hotéis e três residenciais, a Atlantica apresentou ao mercado, dentre outros, o novo Hilton Garden Inn em São José do Rio Preto e os dois novos residenciais Etoile George V, ambos em São Paulo. Somado a isso, houve um aumento expressivo da ADR, que cresceu 35% no primeiro trimestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior.
Além dos resultados financeiros, as atividades de desenvolvimento também largaram com grande intensidade. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a Atlantica firmou duas novas parcerias com grandes Incorporadoras – ONE e Moura Dubeux. Esses dois contratos adicionaram mais 58 empreendimentos e aproximadamente 13 mil novos studios potenciais de Residenciais com Serviços. Com isso, o pipeline desse segmento já supera 100 empreendimentos para os próximos três anos.
“O início de 2023 serve para confirmar que estamos no caminho e na velocidade correta, não somente para os desafios deste ano, como também para um novo ciclo de crescimento para os próximos cinco anos. Isso fortalece nossa confiança, bem como a de nossos acionistas, no potencial do setor de hospitalidade e turismo do Brasil.”, conclui Eduardo Giestas.
Saiba mais sobre a Atlantica Hospitality International em www.ahi.com.br.
Atlantica Hospitality International
Fundada em 1998, a Atlantica Hospitality International, sediada no estado de São Paulo, conta com um portfólio com mais de 170 empreendimentos, que agregam a oferta de mais de 28 mil quartos, em mais de 60 cidades no Brasil. Possui mais de cinco mil colaboradores capacitados para atender da melhor forma seus investidores e hóspedes, por meio da transparência e da alta qualidade.
Detém alianças exclusivas com quatro das maiores redes hoteleiras do mundo – Choice Hotels (dona das marcas Sleep Inn, Comfort, Comfort Suites, Quality e Clarion), Radisson Hotels Americas (bandeiras Radisson, Radisson BLU, Radisson Collection, Radisson RED, Park Plaza, Park Inn by Radisson e Country Inn & Suites by Radisson), Hilton (bandeiras Hilton Garden Inn, Motto by Hilton e DoubleTree by Hilton) e Wyndham (Wyndham, Ramada Hotel & Suites, Ramada e Ramada Encore) -, além de contar com as marcas próprias Go Inn, Onby eSuites, Transamerica Fit, Transamerica Classic, Transamerica Executive, Transamerica Prestige, Transamerica Prime e a chancela by Atlantica. Os empreendimentos de hotelaria da companhia seguem padrões internacionais de excelência, com infraestrutura completa, acomodações modernas e bem equipadas, e serviços cortesia, como conexão para internet wireless e café da manhã.
Pioneira no Brasil entre as administradoras de hotel, a Atlantica faz a gestão de locações e Residenciais com Serviços dentro da sua vertical Atlantica Residences. São quatro categorias de studios e apartamentos – m/ode, e/joy, u/rbit e e/pic –, além do endosso by Atlantica Residences para hotéis convertidos para o modelo de residenciais, todos localizados em regiões estratégicas e equipados com minicozinha. Os prédios contam com lavanderia compartilhada, ponto de conveniência e oferecem serviços pay per use. E em uma terceira área de atuação, administra empreendimentos de Multipropriedade, modalidade praticada principalmente em destinos de lazer, com conceito de segunda moradia ou casa de temporada.
Informações para a imprensa:
Weber Shandwick
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Rafael Massadar, Letícia Santos e Daniela Belli – [email protected]
Acesse agora