Eduardo Giestas, presidente da AHI – Atlantica Hotels International, participou na tarde desta terça-feira (27/10) da 6.ª edição do Fórum Abracorp, cujo tema principal foi a retomada do setor de turismo no Brasil.
Perguntado por Ricardo Natale, mediador do debate, sobre a volta de eventos com até 600 pessoas na cidade de São Paulo, Giestas afirmou que é um movimento positivo pela relevância da capital paulista para as receitas da companhia, mas vê com certa cautela. “Estamos vendo esta medida com otimismo racional. Apesar de estarmos percebendo uma evolução na retomada das viagens a negócio em São Paulo, a cidade foi a que mais sofreu com a pandemia, com uma retomada bem lenta. As grandes empresas estão seguindo seus compliances bem restritos e os eventos de grande porte, como feiras, shows e espetáculos continuam suspensos”, disse Giestas.
Sobre o impacto do Covid-19 no atual cenário da hotelaria brasileira, o executivo ressaltou a necessidade de manter a resiliência. “A receita não virá rápido. Estamos vivendo ainda a fase de anormalidade, passando por um teste de estresse, mas temos certeza que o mercado vai voltar mais forte”, comentou Giestas que citou uma pesquisa da BCG que aponta que os consumidores querem, em primeiro lugar, voltar a viajar após o encerramento da pandemia.
A respeito do planejamento da companhia para 2021, Giestas revelou que a AHI está aproveitando novas oportunidades de negócio e revendo processos internos. “Existe um cenário favorável na crise, principalmente em processos de consolidação de mercado. Aproveitamos também para reestruturar nosso modelo operacional, empacotar produtos e nos aproximar de canais de distribuição”, revelou Giestas.
O executivo destacou também a importância do propósito da empresa para promover uma maior aproximação com seus colaboradores. “Empresas com culturas muito bem estabelecidas como a Atlantica, usaram a pandemia para fortalecer a comunicação interna com a ajuda da tecnologia”.
Em sua colocação final, o presidente da AHI ressaltou a necessidade do setor de Turismo no Brasil se unir. “A cadeia precisa estar mais organizada e unida. Estamos dando os primeiros passos nesta direção”, concluiu Giestas.
Com transmissão ao vivo pela plataforma digital da Abracorp, o evento teve abertura de Carlos Prado, presidente do Conselho da entidade, e contou com a participação de Bruno Lasansky, COO da Localiza; Chieko Aoki, CEO da Blue Tree; Jerome Cadier, CEO da Latam; John Rodgerson, CEO da Azul; Paulo Kakinoff, CEO da Gol e Renato Franklin, CEO da Movida.